terça-feira, 6 de agosto de 2013

Salvatagem é essencial para quem busca trabalho offshore.

O curso básico de segurança em plataforma mais conhecido como salvatagem, é o passaporte para qualquer pessoa que almeja trabalhar embarcado. Além disso, ele é uma das principais exigências da Petrobras para a atuação de mão de obra em área offshore, pois oferece recomendações e medidas de segurança de acordo com a regulamentação da Organização Marítima Internacional.

O curso tem duração de cinco dias e uma das etapas é colocar em prática tudo aquilo que os alunos aprenderam em sala de aula. Dentro da água os alunos aprendem a lidar com o inesperado e estão sempre acompanhados por dois mergulhadores profissionais. Não é preciso saber nadar para fazer o curso, pois na água, além dos mergulhadores sempre atentos, os alunos estão de colete salva-vidas

A parte prática de salvatagem é uma das aulas mais importantes do curso, pois dentro da água os alunos aprendem a desvirar a balsa e formam posições para ficar perto uns dos outros a fim de se esquentarem por conta das baixas temperaturas em alto mar. Já a posição help (quando a pessoa fica com a maior parte do corpo dentro da água e somente a cabeça do lado de fora) é assumida de forma a reduzir a superfície do corpo exposta. Essas posições são essenciais para a sobrevivência no mar. A última etapa dentro do mar é conseguir chegar junto com os companheiros à balsa e lá manter a temperatura do corpo aquecida. O curso trabalha também o espírito de cooperação em grupo. Devem se manter unidos para não se perderem no mar.

Entre os pré requisitos para fazer o curso é necessário o ensino médio completo, ser maior de 18 anos e atestado de saúde. O curso é simples e qualquer um pode ser capacitado para trabalhar em plataformas. Basta ter força de vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário